Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

trajetória das principais emissoras de tv do país: RedeTV!, seguindo o parâmetro das grandes redes de televisão do Brasil

rede tv 
(15/11/1999)
A RedeTV! surgiu em 1999 apostando na tecnologia e em estratégias de mercado diferenciadas. Mesmo a emissora não tendo adquirido qualquer bem imóvel, móvel ou acervo da extinta TV Manchete, existem controvérsias a respeito da sucessão de dívidas da emissora dos Bloch para a RedeTV!. O Superior Tribunal de Justiça ainda analisa este impasse jurídico.

Amilcare Dallevo e Marcelo Carvalho são os únicos sócios da TV Ômega (RedeTV!). Os equipamentos e o acervo da antiga TV Manchete foram assumidos pelo grupo empresarial HESED Participações antes mesmo da emissora falir. Os proprietários da RedeTV! alegam nunca terem assumido o compromisso de assumir o passivo trabalhista da TV Manchete. Há decisões judiciais a favor e contra este posicionamento dos donos da RedeTV!

As concessões da TV Manchete estavam vencidas e o Governo Federal realizou a transferência direta das mesmas para a RedeTV!. Tal decisão foi confirmada pelo Congresso Nacional.

A RedeTV! gera mais de 1500 empregos diretos e mais de 2500 indiretos, sendo a primeira rede de televisão a exibir em São Paulo a sua programação em formato digital de televisão.

A história da RedeTV! começa quando as cinco concessões da Rede Manchete começaram a ser novamente vendidas por Pedro Jack Kapeller, o "Jaquito", sobrinho de Adolpho Bloch, falecido em 19 de novembro de 1995, aos 87 anos, e principal herdeiro da empresas do Grupo Bloch, após as tentativas fracassadas em 1992 e 1999, quando a rede enfrentou as graves crises de 1991 e 1998.

Em 2 de maio de 1999, o empresário e sócio do Banco Rural no empreendimento, Amilcare Dallevo, presidente da organização grupo paulista TeleTV, que opera o sistema de ligações interativas com sorteios pela televisão por meio do prefixo 0900, a qual operava o "Tele 900", assina o contrato para administrar 30% das dívidas da emissora e a concessão dela.

Em 8 de maio, depois de várias reuniões, num acordo acompanhado pelo Ministério das Comunicações, as emissoras foram adquiridas pela TV Ômega, do Dallevo Júnior. A transação ocorreu dez dias antes do prazo final para a renovação das concessões, que estavam vencidas desde 1996. Se até 18 de maio de 1999, a TV Manchete não tivesse pagado boa parte de suas dívidas, seria liquidada e definitivamente extinta. Em 9 de maio, a TV Manchete é vendida ao grupo TeleTV. A empresa vai pagar passivos de R$ 330 milhões, cancelando as demissões feitas em 1998 e investindo US$ 100 milhões nos próximos 12 meses. No dia 10 de maio, a TV Manchete passa a se chamar TV!. Era o fim da Rede Manchete de Televisão. A última transmissão oficial da emissora é a final do Torneio Masters Series de Roma daquele ano, vencido por Gustavo Kuerten.

A TV Ômega tem concessões das antigas redes da Manchete no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Belo Horizonte. Dallevo Júnior transferiu a sede da emissora para a cidade de Barueri em São Paulo. Pode-se dizer que a RedeTV! é sucessora das extintas TV Tupi e TV Excelsior, e também principalmente da Rede Manchete, pois as concessões haviam sido originalmente da TV Tupi — no Rio de Janero, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza — e da TV Excelsior, com apenas uma concessão em São Paulo. Essas concessões haviam sido dadas à TV Manchete e transferidas para a TV Ômega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares