Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

trajetória das principais emissoras de tv do país: Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a tv formada por emissoras afiliadas ou pertencentes a Silvio Santos

SBT (sistema brasileiro de televisão ) 
(19/08/1981)
O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão brasileira formada por emissoras afiliadas ou pertencentes ao empresário e apresentador Silvio Santos. Já foi conhecida como TV Studios (TVS), nome da emissora de Silvio Santos no Rio de Janeiro. A marca SBT só foi usada anos depois.
 Silvio forma em 19 de agosto de 1981 o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A marca SBT, porém, só seria amplamente divulgada anos mais tarde. A praça de São Paulo passa a ser a sede e a fonte geradora da programação da nova rede.

O SBT dos primeiros tempos aproveitou muitos artistas e programas da Tupi, tanto para cumprir acordos trabalhistas com os antigos funcionários da rede falida quanto pela necessidade de iniciar suas operações já com um conjunto de programas estruturado. Um dos exemplos foi o reaproveitamento do humorístico Apertura, que havia estreado dois anos antes na Tupi.

Com atrações popularescas, especialmente os programas de auditório comandados por Gugu Liberato, Raul Gil, Moacyr Franco, J. Silvestre, Flávio Cavalcanti e pelo próprio Silvio Santos, o SBT cai no gosto do telespectador de renda mais baixa. Na linha infantil, o grande sucesso é o programa do palhaço Bozo. Nessa época começou a exibição de telenovelas, tanto sucessos mexicanos (começando com Os Ricos Também Choram em 1982) quanto produções próprias que seguiam uma linha semelhante. Em 1986, o SBT cobriu a sua primeira Copa do Mundo. Em 1988 cobriu os Jogos Olímipicos.

Ao longo da década de 1980 a emissora consolidou sua posição de segundo lugar na preferência do telespectador nacional (exceto no Rio de Janeiro, onde a posição era ocupada pela Rede Manchete). Animado com os resultados, o SBT lança o slogan "Líder absoluto da vice-liderança".

Em 1984 estreiam as séries mexicanas Chaves e Chapolin, que transformaram-se nos maiores sucessos de audiência da história do SBT. Nessa época também estreavam na emissora Mara (futuramente Mara Maravilha), Christina Rocha, Sérgio Mallandro, Luiz Ricardo e Mauro Zukerman. Todos fazendo programas de prêmios como TV Powww, Sessão Premiada e O Preço Certo além de antigos programas do Silvio Santos como Vamos Nessa e Concurso de Dança.

Em 1985 vai ao ar a minissérie australiana Pássaros Feridos, que consegue a liderança de audiência em seu horário, graças à estratégia do SBT de começar a exibição da minissérie quando a novela da Rede Globo Roque Santeiro terminava, o que era ostensivamente anunciado por Sílvio Santos em seu programa. A minissérie foi reapresentada várias outras vezes (para os críticos, teria se tornado um "curinga" de programação na mão de Silvio Santos), mas sem o sucesso inicial.

Curiosidades
O SBT (na época TVS) transmitiu, no início de 1982, o primeiro debate entre candidatos a cargos eletivos da história da televisão brasileira. O debate entre Franco Montoro e Reynaldo de Barros, que postulavam o governo de São Paulo, foi mediado por Ferreira Neto e simultâneamente veiculado pela Rádio Jovem Pan. Ao término do evento, Sílvio Santos fez questão de cumprimentar os dois pessoalmente por, segundo ele, terem "se mantido na linha". O "Homem do Baú" os confidenciou que assistiu-os o tempo inteiro na ilha de edição e se alguém (principalmente o oposicionista Montoro) fizesse alguma crítica mais delicada, apertaria um botão que tiraria imediatamente o programa do ar, já que tinha medo de perder a concessão do canal conquistada um ano antes junto ao governo militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares